PALESTRA: 4 PILARES PARA MELHORAR SUA QUALIDADE DE VIDA E AUMENTAR SUA MOTIVAÇÃO

Segundo o IBGE, nossa expectativa de vida aumentou de 46 para 76 anos no período de 1940 à 2017. Ou seja, estamos vivendo mais, mas será que estamos vivendo melhor?

Hoje quero dividir 1 dos 4 principais pilares que acredito que formam a base para que essa “longa vida” seja aproveitada com mais qualidade.

1º PILAR: ALIMENTAÇÃO (seria covardia não começar por ela)!

Cada vez mais comemos além da nossa fome fisiológica. Essa fome é aquela que faz nossa barriga mexer e que nos desconcentra fazendo com que a cada 5 min a gente pense se já chegou o almoço. Nos tira o foco e só acalma quando de fato começamos a comer.

Hoje temos diversas armadilhas que nos induzem a comer mais do que precisamos ou gostaríamos naquele momento. É o “R$ 0,50 a mais pelo combo maior” ou “coma a vontade por um preço único”ou até mesmo um prato enorme no restaurante por kilo para que a gente preencha ele todo. Observe quantas vezes você come além do que está de fato com vontade de comer porque “está gostoso”, “já pagou”, “é de graça”, “está no preço”, “não gosto de jogar comida fora” e etc.

A comida tem diversas funções na nossa vida (não é só para matar essa fome), mas esse comportamento repetido e várias vezes ao dia pode estar prejudicando a sua saúde e atrapalhando a qualidade na sua vida.

Quer entender na prática o que estou falando? Nas próximas vezes que comer pizza, coma o número de fatias que está habituado e depois observe a sua sensação: ficou cheio ou está bem? Vá diminuindo gradativamente (meia fatia por vez) e faça uma nova autoavaliação. Lembre-se de comer mais devagar, soltar os talheres, desligar a TV enquanto come e aproveitar esse momento delicioso que é saborear uma pizza.

Por Nutricionista Alessandra Godoy

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