Petiscos: alimentos consumidos entre as refeições ou como forma de lanches, identificados como densos em energias e pobres em nutrientes. 

Um estudo realizado na Europa destacou que cerca de um quarto da ingestão calórica total diária de crianças e jovens é consumida na forma de petiscos, nos Estados Unidos este valor passa a um terço do total energético ingerido em um dia.

Alguns comportamentos e estratégias definidas pelos pais na alimentação dos filhos podem influenciar diretamente neste hábito de petiscar. Atitudes restritivas e acesso em casa a alimentos ultraprocessados apresentam associação com maior número de lanches entre refeições e petiscos de alta densidade energética entre crianças.

Práticas com elevada restrição alimentar ou que utilizam o alimento como recompensa comportamental geralmente estão associadas com elevada ingestão calórica e alto IMC em crianças. Práticas que permitem maior autonomia e que determinam uma rotina alimentar estão propensas a desenvolverem hábitos mais saudáveis em crianças.

Acesse o artigo na íntegra: https://ijbnpa.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12966-017-0593-9

 

Dia 08/Junho as Nutricionistas Janaína Barni e Karine Durães estarão juntas no próximo Grupo de Estudos Multiplicar discutindo sobre o Comportamento Alimentar Infantil dos 2 aos 7 anos. Discussão exclusiva para profissionais da saúde – Para saber mais, Clique Aqui

 

multiplicar logo

 

Conheça a Janaína: Nutricionista, com 15 anos de experiência em reeducação alimentar, focada atualmente no direcionamento e conciliação da alimentação de pais e filhos. Graduação em Nutrição – pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI – 2002), pós- graduada em Obesidade – Pelo Instituto Ponto Crítico de Ensino (IPCE-CBES – 2005) e Pós – Graduada em Nutrição Materno Infantil (Estácio de Sá – 2015), idealizadora do curso para pais (Educação Alimentar Infantil e Rotina Familiar – presencial, em atividade desde 2015) idealizadora em parceria com Dra. Sophie Deram Ph.D do programa ONLINE – Efeito Sophie na Alimentação Infantil, para pais e profissionais da saúde, lançado em 11/2017).

infantil-janaina